STF inicia julgamento de Carla Zambelli por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal
Deputada pode ser condenada a mais de cinco anos de prisão e perda do mandato; julgamento ocorre no plenário virtual até o dia 28.
Por Administrador
Publicado em 22/03/2025 09:00
Notícia

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou nesta sexta-feira (21) o julgamento da ação contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com uso de arma. O caso remonta a outubro de 2022, quando Zambelli sacou uma arma e perseguiu o jornalista Luan Araújo em São Paulo, após um desentendimento em um ato político.

O relator do caso, ministro Gilmar Mendes, já votou pela condenação da parlamentar, sendo acompanhado pelos ministros Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia. Mendes destacou que a reação armada da deputada "não encontra amparo no Estado Democrático de Direito" e sugeriu pena de 5 anos e 3 meses de prisão em regime semiaberto, além da perda do mandato.

O julgamento segue até o dia 28, e ainda dependem os votos de oito ministros. A defesa de Zambelli alega cerceamento de defesa, afirmando que não teve oportunidade de apresentar sustentação oral.

Comentários