O príncipe William, herdeiro do trono britânico e filho do rei Charles III, anunciou nesta quinta-feira (3 de abril de 2025) que virá ao Brasil para participar da cerimônia do Earthshot Prize 2025, prestigiada premiação ambiental criada por ele em 2020. O evento acontecerá no Rio de Janeiro, ainda sem data definida, e premiará cinco soluções ambientais inovadoras com 1 milhão de libras esterlinas cada.
Em vídeo divulgado nas redes sociais do prêmio, William afirmou que "o mundo precisa urgentemente de otimismo" e que o Brasil "personifica esse espírito". Ele também destacou o papel de destaque do país no cenário ambiental global, especialmente por sediar a COP30, marcada para novembro, em Belém (PA).
O Earthshot Prize é considerado um dos prêmios ambientais mais importantes do mundo. A edição deste ano recebeu mais de 2.400 inscrições de projetos de todo o planeta. O anúncio contou com a participação de personalidades brasileiras, como os ex-jogadores Cafu e Mauro Silva, o ator Marcos Palmeira e a jornalista Maju Coutinho, que endossaram a importância da iniciativa.
Criado em parceria com a Royal Foundation, o prêmio busca acelerar soluções para os maiores desafios ambientais da humanidade, com foco em restaurar a natureza, limpar o ar, reviver os oceanos, construir um mundo sem lixo e combater as mudanças climáticas.