Uma das principais demandas da população maranhense começou a ser atendida: nesta quarta-feira (2), o Governo do Maranhão e o Ministério dos Transportes lançaram oficialmente as obras de reconstrução de 157 quilômetros da BR-222, no trecho entre Miranda do Norte, Santa Inês e Santa Luzia. A ordem de serviço foi assinada pelo ministro Renan Filho e pelo governador Carlos Brandão. Durante o evento, também foi entregue a nova ponte no KM-363, em Santa Inês, reconstruída após desabamento causado por fortes chuvas.
As obras, que contam com investimento de R$ 622,8 milhões do Novo PAC, utilizarão a técnica de whitetopping, que reaproveita o asfalto como sub-base para aplicação de concreto, aumentando a durabilidade e reduzindo a necessidade de manutenção. A restauração completa tem previsão de duração de três anos, com início dos trabalhos ainda em 2025 e conclusão até 2028.
A nova ponte de Santa Inês também foi destacada como avanço importante para a segurança e fluidez do tráfego. Com 22 metros de extensão e 11 metros de largura, ela substitui a estrutura anterior que colapsou no ano passado. Agora, conta com passarela e elevação para prevenir alagamentos.
A obra da BR-222 é estratégica para a integração regional entre o Nordeste e o Norte do país, além de beneficiar diretamente cidades como Arari, Vitória do Mearim e Santa Luzia, impulsionando setores como comércio, agroindústria, saúde, educação e turismo.
Moradores da região celebraram o início das obras, como o servidor público Valtermar Ribeiro, que destacou a importância da rodovia para o transporte de pessoas e mercadorias. Comerciantes também preveem melhorias significativas no fluxo e na segurança do tráfego, além de impactos positivos na economia local.