Estão abertas até 30 de abril as inscrições para o Programa Escola de Eletricistas da Equatorial Maranhão, em Imperatriz. A iniciativa gratuita oferece 25 vagas para formação profissional na área de distribuição de energia elétrica, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Os interessados devem se inscrever no site escoladeeletricistaseqtl.com.br. Para participar, é necessário ter 18 anos ou mais, ensino médio completo, CNH definitiva nas categorias B ou C, não possuir vínculo empregatício e ter disponibilidade para frequentar aulas presenciais de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30, durante cerca de quatro meses.
O curso contará com 520 horas de capacitação, sendo 112 horas voltadas ao desenvolvimento comportamental, com foco em competências como comunicação, raciocínio lógico, relacionamento interpessoal e planejamento de carreira. Os participantes também receberão uma ajuda de custo mensal para auxiliar na permanência durante o curso.
De acordo com Rainilton Andrade, gerente de relacionamento da Equatorial Maranhão, o programa contribui com a geração de emprego e renda, além de reforçar o compromisso da empresa com a educação e o desenvolvimento regional. Desde sua criação, em 2022, o projeto já formou 1.607 eletricistas, sendo 833 contratados até fevereiro de 2025.
Na região Sul do Maranhão, três turmas já foram certificadas: duas em Imperatriz (2023) e uma em Balsas (2024), totalizando 55 profissionais formados.
A Escola de Eletricistas integra o Projeto E+ Profissional, da Plataforma de Sustentabilidade do Grupo Equatorial, com regulação da ANEEL, e tem como objetivo preparar jovens e adultos para ingressarem com qualidade no mercado de trabalho no setor elétrico.