A Polícia Civil do Maranhão prendeu, nesta segunda-feira (7), um influenciador digital de 23 anos na cidade de São Domingos do Maranhão, a 380 km de São Luís. Ele é suspeito de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e de ter permitido que um adolescente de 14 anos efetuasse disparos em via pública.
O caso ocorreu no dia 30 de janeiro e ganhou repercussão após o próprio influenciador publicar o vídeo em uma de suas redes sociais, onde possui 258 mil seguidores. Nas imagens, o adolescente aparece atirando em direção a uma árvore, sob orientação do influenciador.
As investigações apontaram que o jovem entregou a arma ao menor com o objetivo de ensiná-lo a disparar, o que configura também a prática de corrupção de menores. O vídeo gerou denúncia à polícia e deu início às diligências.
A Polícia Civil também identificou que o influenciador já respondia a outro processo criminal por porte ilegal de arma, em Graça Aranha, cidade próxima. Na ocasião, ele foi detido com um revólver calibre 38.
Diante dos fatos, a 1ª Vara da Comarca de São Domingos do Maranhão expediu um mandado de prisão preventiva, que foi cumprido nesta segunda-feira. O influenciador foi encaminhado à Unidade Prisional de Presidente Dutra, onde ficará à disposição da Justiça.
O caso segue sob investigação, e o jovem poderá responder por porte ilegal de arma, disparo de arma de fogo em via pública, e por envolvimento de menor em prática criminosa.