O Maranhão continua se destacando no cenário nacional do karatê shotokan, arte marcial que une força, técnica e disciplina. Um dos grandes nomes da nova geração é o jovem Vítor Moraes, de apenas 17 anos, que acaba de ser convocado pela Confederação Brasileira de Karatê Shotokan (JKS Brasil) para representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano da modalidade. A competição será realizada entre os dias 24 e 27 de julho, na cidade de Vitória, Espírito Santo.
Com um currículo recheado de conquistas, Vítor é considerado uma das grandes promessas do karatê brasileiro. Em 2024, o atleta integrou a Seleção Brasileira no Campeonato Mundial de Karatê Shotokan, realizado no Japão, e brilhou também em competições nacionais, com destaque para as quatro medalhas conquistadas no Campeonato Brasileiro da modalidade, incluindo ouro no Kata por Equipe e pratas no Kumitê Individual, Kumitê Equipe e Kata Individual.
Natural de São Luís, o carateca também brilhou na Copa Sadamu Uriu e no Campeonato Maranhense de Karatê-do Tradicional, consolidando seu nome como um dos principais do estado. Agora, com foco total no Pan-Americano, Vítor intensifica sua preparação e busca apoio financeiro para garantir presença na competição.
“É uma grande alegria representar meu estado e o Brasil. A preparação está intensa e seguimos também em busca de patrocínios para viabilizar a viagem. Conto com a torcida de todos para, quem sabe, colocar o Maranhão e o país no pódio novamente”, afirmou o atleta.
Com talento, dedicação e uma trajetória em ascensão, Vítor Moraes promete ser um dos grandes destaques do karatê brasileiro nos próximos anos.