O Ministério das Comunicações autorizou nesta segunda-feira (14) a retransmissão de sinais de rádio para dez municípios do Maranhão, por meio do Serviço de Retransmissão de Rádio na Amazônia Legal (RTR). As outorgas foram oficializadas em portarias publicadas no Diário Oficial da União (DOU) e visam ampliar o acesso à informação, cultura e lazer nas cidades contempladas.
Quatro empresas foram autorizadas a operar o serviço. A H.M.M. Castro & Cia. LTDA. poderá retransmitir sinais em Alto Alegre do Pindaré, Conceição do Lago-Açu, Dom Pedro, Nova Colinas, Porto Franco e Santo Antônio dos Lopes. O Sistema Aleluia de Comunicação atuará em Imperatriz e Zé Doca. A Rádio Cidade São Luís recebeu autorização para Bacabal, e a Televisão Cidade Modelo, apesar de estar sediada em outro estado, retransmitirá em Bom Jesus do Itabapoana.
O RTR permite a retransmissão simultânea de sinais de rádio FM das capitais para os municípios do mesmo estado, beneficiando especialmente a população da Amazônia Legal — que inclui o Maranhão.
As entidades outorgadas devem seguir os prazos estabelecidos no Decreto 9.942/2019, que incluem a solicitação de uso de radiofrequência à Anatel e o licenciamento das estações de retransmissão.
A medida fortalece o alcance da radiodifusão no interior maranhense, promovendo inclusão digital e fortalecimento da comunicação regional.