O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), reconheceu nesta segunda-feira (14) a situação de emergência em 19 municípios de seis estados brasileiros. A medida permite que as cidades afetadas por desastres naturais solicitem recursos para ações de assistência e recuperação.
No Maranhão, o município de Peri-Mirim teve a situação de emergência reconhecida em decorrência de inundações. Além do estado, também foram contemplados municípios no Amazonas, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
De acordo com o MIDR, as cidades atingidas poderão receber apoio federal para a execução de ações como fornecimento de cestas básicas, kits de higiene e limpeza, além de água potável e apoio logístico. Os pedidos devem ser formalizados pelas prefeituras por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após análise técnica, os recursos são liberados por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União.
No Amazonas, o município de Manicoré também foi atingido por enchentes. Já outros municípios enfrentam estiagem prolongada, como Belo Campo e Wagner (Bahia), São Caetano (Pernambuco), e 13 cidades do Rio Grande do Sul, incluindo Santa Cruz do Sul, Catuípe e Paulo Bento. Em Santa Catarina, Nova Itaberaba também foi afetada pela seca severa.
Com o reconhecimento oficial, o governo reforça o compromisso de prestar apoio imediato às populações afetadas, visando minimizar os impactos dos eventos climáticos extremos e promover a rápida recuperação das áreas atingidas.