O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) e em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), abriu inscrições para a segunda turma de 2025 do Curso de Preparação Psicossocial para Pretendentes à Adoção. A capacitação, obrigatória para quem deseja adotar, será realizada na modalidade on-line, com atividades entre os dias 5 e 26 de junho. Os interessados podem se inscrever até o dia 21 de maio, por meio do link: https://forms.gle/i2z5V8g8j6pwDjEu6.
O curso tem como objetivo oferecer uma preparação completa aos futuros adotantes, promovendo reflexões sobre a parentalidade e informando sobre os aspectos legais, emocionais e sociais que envolvem a adoção. A metodologia combina encontros síncronos — com palestras de especialistas convidados — e atividades assíncronas, utilizando materiais digitais e ferramentas interativas. Em 2025, estão previstas três edições da formação: a primeira foi concluída em março; as próximas acontecerão em junho e setembro.
Para a turma de junho, a programação inclui seis módulos temáticos com palestras de profissionais renomados. Entre os temas abordados estão: responsabilidade no processo adotivo, a importância do preparo emocional, aspectos legais da nova cultura da adoção e os processos de construção dos vínculos afetivos. Casais interessados devem se inscrever individualmente e cumprir todos os requisitos para participação e certificação.
Após o encerramento das inscrições, os candidatos serão contatados pela CIJ/TJMA e receberão, via e-mail, as orientações e o acesso à plataforma do curso fornecido pela ESMAM.