Justiça do Maranhão adota aplicativo para facilitar adoção de crianças e adolescentes
Ferramenta digital humaniza o processo e amplia chances de adoção no estado, que tem 68 jovens disponíveis atualmente,
Por Administrador
Publicado em 26/05/2025 12:29
Maranhão

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) aderiu oficialmente ao uso do aplicativo A.DOT, uma plataforma que visa facilitar e humanizar o processo de adoção de crianças e adolescentes. A iniciativa é fruto de um termo de adesão firmado com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), idealizador do projeto, e já é utilizada com sucesso em outros estados do país.

O A.DOT conecta pretendentes habilitados à adoção com crianças e adolescentes disponíveis no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA). Através do aplicativo, é possível acessar perfis detalhados e vídeos dos jovens, criando um vínculo mais próximo e emocional, o que pode aumentar as chances de adoção, especialmente de crianças mais velhas e em grupos menos procurados.

Segundo dados de maio deste ano, 68 crianças e adolescentes estão disponíveis para adoção no Maranhão. A maioria pertence ao gênero masculino (58,8%), é parda (76,5%) e tem entre 10 e 16 anos — grupo que enfrenta maiores dificuldades para ser adotado.

Com a adesão ao A.DOT, o TJMA espera ampliar as oportunidades de adoção no estado, tornando o processo mais acessível e sensível às realidades das crianças acolhidas.

 

Atualmente, o Brasil tem 5.286 crianças e adolescentes aguardando adoção. A ação ganha relevância neste sábado, 25 de maio, quando é celebrado o Dia Nacional da Adoção, uma data dedicada à reflexão e promoção da importância de garantir um lar para todos os jovens que esperam por uma família.

Comentários