O governador do Maranhão, Carlos Brandão, reuniu-se nesta terça-feira (8) com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e representantes do Incra e Iterma para discutir uma solução pacífica para o conflito agrário envolvendo cerca de 600 famílias no município de Vila Nova dos Martírios. A disputa foi provocada por uma ação judicial de reintegração de posse movida por uma empresa privada, que reivindica a área atualmente ocupada por comunidades rurais.
Para evitar o agravamento da situação, Brandão articula a união de esforços entre os governos estadual e federal, destacando a importância de preservar os direitos das famílias residentes. Segundo ele, a prioridade é encontrar uma alternativa consensual que evite prejuízos às comunidades.
O encontro também reafirma o compromisso do Maranhão com a mediação de conflitos fundiários e o avanço da regularização de terras. Desde 2023, o estado já entregou quase 15 mil títulos de propriedade, beneficiando aproximadamente 19 mil famílias. A meta para 2025 é entregar 20 mil novos títulos, sendo 5 mil na zona rural e 15 mil na urbana.
Além disso, o governo lançou recentemente, em Rosário, o programa Terras Para Elas, com foco na capacitação de 5 mil mulheres em bioeconomia, manejo sustentável e empreendedorismo. A iniciativa integra um projeto internacional financiado pelo Governo do Canadá, com apoio da ONU e do Governo Federal, que prevê a aplicação de R$ 60 milhões na regularização fundiária e ambiental na Amazônia Legal até 2026 — dos quais R$ 15 milhões serão destinados ao Maranhão.