O jornal O Estado de S. Paulo publicou nesta sexta-feira (2) que o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), é o nome escolhido pelo Partido Social Democrático (PSD) para disputar o governo do Maranhão em 2026. A movimentação faz parte de uma estratégia nacional comandada por Gilberto Kassab, presidente do partido, para ampliar a influência da legenda especialmente no Nordeste, onde o PT mantém forte domínio político.
Segundo a publicação, Kassab já trata Braide como pré-candidato e articula a montagem de palanques estaduais com foco na expansão da bancada legislativa, buscando ampliar o número de deputados federais, estaduais e senadores, sem descartar alianças com outras legendas, inclusive com o PT em alguns Estados.
“Já no Maranhão, o candidato a governador será o prefeito da capital São Luís (MA), Eduardo Braide. No Estado, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) deve concorrer à reeleição”, aponta o Estadão.
A candidatura de Braide ao Palácio dos Leões já vinha sendo especulada nos bastidores da política maranhense, especialmente após sua filiação ao PSD em 2023. O prefeito de São Luís está em seu segundo mandato consecutivo no Executivo municipal e, com forte base eleitoral na capital, é visto como nome competitivo para a sucessão estadual.
Além disso, a sigla vê no Maranhão uma oportunidade estratégica para marcar presença com candidatura própria ao governo, ao mesmo tempo em que mantém alianças com partidos aliados em outros estados, como Bahia, Ceará e Piauí, onde o PSD já sinalizou apoio a pré-candidatos do PT.
Embora a prioridade da legenda, conforme destacou o jornal, não seja necessariamente liderar chapas ao Executivo estadual, a viabilidade eleitoral de Braide e seu posicionamento independente dentro do cenário político maranhense o colocam como peça importante no plano de expansão partidária no Congresso Nacional.
A possível candidatura de Braide ainda não foi oficialmente confirmada por ele ou pelo diretório estadual do PSD, mas deve ganhar força à medida que as articulações para 2026 se intensificam.
Com informações de O Estado de S. Paulo.