A Polícia Civil do Maranhão, por meio da Delegacia Especial da Mulher (DEM) de Santa Inês e com apoio da 7ª Delegacia Regional, prendeu uma mulher de 30 anos suspeita de cometer crimes sexuais. A prisão preventiva, que ocorreu nesta terça-feira (12), faz parte da Operação Shamar, que visa combater a violência sexual na região. Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e busca e apreensão domiciliar contra alvos investigados por crimes sexuais no município desde o ano passado.
De acordo com a polícia, a mulher, que atuava como mãe de santo, é investigada por usar a religião para coagir vítimas, incluindo uma adolescente. As denúncias indicam que ela atraía jovens para sua casa com a promessa de realizar “trabalhos” espirituais para sucesso e ganhos pessoais. Durante os encontros, ela afirmava estar incorporada por uma entidade e exigia relações sexuais para a efetivação dos rituais.
As investigações também apontam que a suspeita oferecia as vítimas a homens da cidade em troca de dinheiro. As denúncias foram feitas pelas próprias vítimas na Delegacia da Mulher, o que deu início à investigação.
Durante o cumprimento do mandado de prisão, a mulher tentou fugir por uma área de mata, mas foi localizada e detida pela equipe policial. A Operação Shamar representa o esforço da Polícia Civil no combate a crimes de violência sexual e de gênero.