RECONHECIMENTO - O Maranhão foi o primeiro estado brasileiro a concluir todas as 25 metas do Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI), um feito que rendeu um reconhecimento nacional ao governador Carlos Brandão. A homenagem ocorreu nesta terça-feira (26) durante o XVI Congresso do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), em Brasília.
O Maranhão finalizou seu plano de trabalho quatro meses antes do prazo previsto, que seria apenas em dezembro de 2025. O feito foi destacado pela secretária-executiva do Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), Cristina Mori, que afirmou que o pioneirismo do estado ajudou a inspirar outros 22 entes federativos a aderirem ao programa.
Eficiência e economia na gestão pública
O governador Carlos Brandão celebrou o reconhecimento, ressaltando o compromisso com uma gestão eficiente, transparente e sustentável. "O foco é melhorar a gestão com economicidade, com transparência, com sustentabilidade, garantindo melhores serviços à população”, declarou.
Entre os resultados já alcançados pelo Maranhão estão:
Início da emissão da nova Carteira de Identidade Nacional;
Implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI!), que economizou quase 11 milhões de folhas de papel;
Publicação do Decreto Estadual sobre a Política de Cotas para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica;
Mais de 430 mil novas Carteiras de Identidade Nacional emitidas.
O secretário de Estado da Administração, Guilberth Garcês, afirmou que o prêmio "materializa o desenvolvimento do Estado na área de governança e gestão", mostrando que o Maranhão se tornou uma referência nacional. O presidente do Consad, Samuel Nascimento, também parabenizou o estado por seus "passos largos na direção da inovação nos serviços públicos".
Fonte: Governo do Maranhão