Receita paga nesta sexta-feira o quarto lote de restituição do Imposto de Renda
Mais de 1,8 milhão de contribuintes receberão R$ 2,92 bilhões, incluindo prioridades e restituições residuais
Por Administrador
Publicado em 29/08/2025 09:23
Notícia
Alívio no bolso! Um total de 1.884.035 contribuintes começam a receber a restituição do Imposto de Renda, que tem o pagamento do quarto lote liberado pela Receita Federal. (Joédson Alves/Agência Brasil)

A Receita Federal liberou nesta sexta-feira (29) o quarto de cinco lotes de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025. Cerca de 1,9 milhão de contribuintes que entregaram a declaração dentro do prazo terão as contas acertadas com o Fisco, recebendo um total de R$ 2,92 bilhões. O lote também inclui restituições residuais de anos anteriores.

 

A maior parte do valor, segundo a Receita, será destinada a 1.454.509 contribuintes sem prioridade, que declararam mais perto do fim do prazo. No entanto, o pagamento também contempla outros grupos prioritários:

 

312.915 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e optaram pelo recebimento via Pix;

 

72.434 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;

 

22.841 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;

 

13.515 contribuintes acima de 80 anos;

 

7.821 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave.

 

É importante notar que, a partir deste ano, contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram pelo recebimento via Pix passaram a ter prioridade na restituição, mesmo não estando previstos na lei.

 

Como consultar e receber a restituição

A consulta para saber se você está no lote pode ser feita na página da Receita Federal, no menu "Meu Imposto de Renda" e em "Consultar a Restituição". A verificação também está disponível no aplicativo oficial da Receita para dispositivos móveis.

 

O pagamento será realizado diretamente na conta bancária ou na chave Pix informada na declaração. Se a restituição não for depositada por algum motivo, como uma conta desativada, os valores ficarão disponíveis no Banco do Brasil por até um ano. Nesse caso, você pode agendar o crédito em qualquer conta em seu nome pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento do banco.

 

Se a restituição não for resgatada no prazo de um ano, será necessário solicitá-la através do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), no menu "Declarações e Demonstrativos", em "Meu Imposto de Renda" e, por fim, em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

 

Caso você não esteja na lista de pagamento, verifique o extrato da sua declaração no e-CAC para identificar possíveis pendências. Se houver, uma declaração retificadora pode ser enviada, e a restituição será processada nos próximos lotes da malha fina.

 

Fonte: Agência Brasil

Comentários