Imperatriz (MA) – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou nesta segunda-feira, 6 de outubro, da cerimônia de entrega de 2.837 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) no Residencial Canto da Serra, em Imperatriz, Maranhão. O empreendimento, que recebeu um investimento de mais de R$ 358,6 milhões do Governo Federal, beneficia diretamente mais de 11 mil pessoas.
O presidente foi acompanhado pelo governador Carlos Brandão (Sem Partido), o prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral (PP), a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), e os ministros de Estado Jader Filho (Cidades), Sonia Guajajara (Povos Indígenas), André Fufuca (Esporte) e deputados federais.
Durante o evento, Lula enfatizou a dimensão do projeto. “Nós não estamos inaugurando um conjunto habitacional. Com 2.837 casas, nós estamos inaugurando uma cidade. Porque tem muita cidade no Brasil que não tem 11 mil habitantes”, afirmou. Ele destacou que a entrega garante a dignidade essencial para o ser humano viver bem.
Do total de beneficiários, 1.619 famílias que fazem parte de programas sociais como Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC) receberam suas moradias com subsídio total.
Título de Cidadão e Foco no "Cuidado com as Pessoas"
O reconhecimento aos serviços prestados ao município veio com a entrega do título de cidadão imperatrizense ao presidente Lula, outorgado pela Câmara de Vereadores.
O presidente agradeceu a honraria e reiterou sua filosofia de trabalho: “Eu não gosto de utilizar a palavra governar. Eu gosto de cuidar das pessoas. Eu gosto de gente”, frisou.
Obras Retomadas Após 13 Anos e Compromisso com a Infraestrutura Social
O ministro das Cidades, Jader Filho, ressaltou o longo processo de conclusão do residencial. "Essas obras foram contratadas em 2012; 13 anos depois, o presidente Lula está vindo aqui para entregar essas casas para o povo de Imperatriz," comemorou o ministro, destacando a retomada das obras que estavam paralisadas.
Jader Filho também detalhou o andamento das obras de infraestrutura que complementarão o bairro:
Posto Policial: Em construção, com previsão de entrega pelo governador Carlos Brandão até dezembro.
Escola de Tempo Integral e Creche: Em obras, com entrega prevista em parceria com a prefeitura para "em breve".
Escola de Ensino Médio: Em parceria com o Governo do Estado, com previsão de entrega também até dezembro.
CRAS (Centro de Referência de Assistência Social): Obras sendo iniciadas.

Lula reforçou a necessidade de completar a infraestrutura, afirmando que as casas são apenas o primeiro passo para a dignidade plena. “As pessoas precisam de uma casa que as dê a dignidade que o ser humano precisa para viver bem”, disse o presidente.
História de Família: Ministra Sonia Guajajara Realiza Sonho da Mãe
A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, emocionou os presentes ao revelar que sua mãe, Darli, é uma das beneficiárias do residencial. "Há dez anos, a minha mãe foi inscrita para receber uma casa aqui no Canto da Serra. Há dez anos, a minha mãe espera receber a chave dessa casa. E é por isso que hoje eu fiz questão de ela estar aqui, porque depois de dez anos ela também está realizando um sonho hoje no nosso governo”, relatou a ministra.
Arena Brasil, Serviços Bancários e Educação no Foco da Parceria
O ministro do Esporte, André Fufuca, propôs à prefeitura a instalação de uma Arena Brasil no Residencial Canto da Serra. O projeto faz parte do Novo PAC e visa inclusão social e promoção de hábitos saudáveis. Imperatriz será a quarta cidade a receber o equipamento.
Para facilitar a vida dos novos moradores, o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, informou que, em menos de 30 dias, uma agência itinerante da Caixa será instalada na área para atender às mais de 11 mil pessoas.
O governador Carlos Brandão encerrou destacando a parceria com o Governo Federal também na área da Educação. Ele anunciou que o ministro da Educação, Camilo Santana, estará em Imperatriz na próxima quarta-feira para entregar 10 mil tablets a alunos, visando a melhoria da qualidade do ensino e acesso a conteúdos virtuais.