Orleans Brandão (centro), futuro presidente do MDB no Maranhão, ladeado pelo presidente nacional do partido, deputado federal Baleia Rossi (à esquerda), e por Marcus Brandão, atual presidente estadual da legenda. (Foto: Reprodução/Redes sociais)
O MDB no Maranhão anunciou ajustes em sua organização, envolvendo logística e, principalmente, a direção partidária. A convenção estadual do partido, inicialmente marcada para 27 de novembro, foi reagendada para o dia 28 de novembro. O evento também terá novo local, sendo transferido do Costa Rodrigues para o Ceprama.
Nova liderança assume a direção estadual
A alteração mais significativa é a mudança no comando estadual. O atual presidente, Marcus Brandão, deixará o cargo. A liderança será assumida por Orleans Brandão, secretário estadual de Assuntos Municipalistas e pré-candidato do MDB ao governo do Maranhão nas eleições de 2026.
Estratégia partidária focada no próximo pleito
A substituição na presidência conta com a aprovação da direção nacional do partido, visando fortalecer a candidatura do secretário estadual para a disputa majoritária de 2026.
Como novo presidente, Orleans Brandão terá a missão de costurar alianças do MDB para o pleito do próximo ano, abrangendo as candidaturas majoritárias e proporcionais. O mandato da comissão provisória atual, presidida por Marcus Brandão, se encerra em dezembro de 2025.
Em complemento à convenção de novembro, o MDB já tem agendado o lançamento oficial da pré-candidatura de Orleans Brandão para um evento político interno no dia 13 de dezembro.