Esposa de Alexandre de Moraes será sancionada pelos EUA
Viviane Barci de Moraes é o “braço financeiro” do ministro do STF e poderá ser incluída em lista de sanções do governo americano.
Por Administrador
Publicado em 05/08/2025 16:30
Mundo

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou, em entrevista publicada nesta terça-feira (5), que a advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro Alexandre de Moraes, deverá ser sancionada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do governo dos Estados Unidos. Segundo ele, Viviane seria considerada o “braço financeiro” do magistrado e, por isso, deverá sofrer as mesmas restrições econômicas e diplomáticas atribuídas a Moraes.

Eduardo alegou que a medida visa bloquear eventuais tentativas de o ministro driblar as sanções utilizando familiares como laranjas. “A Viviane seria uma válvula de escape para uma saída honrosa do Alexandre de Moraes, mas como ele opta por dobrar a aposta, há um risco muito alto de que ela também venha a tomar essas sanções”, declarou o parlamentar.

Ele também insinuou que o padrão de vida do ministro não condiz com seus rendimentos oficiais. “O próprio relógio que ele utiliza, de um padrão de altíssimo luxo, demonstra que não sobrevive apenas com o seu salário. E essa renda vem da sua esposa Viviane”, afirmou Eduardo Bolsonaro, sem apresentar provas das acusações.

Até o momento, nenhuma autoridade norte-americana confirmou a imposição de sanções à esposa de Alexandre de Moraes ou mesmo ao próprio ministro. As declarações fazem parte de uma série de críticas feitas por parlamentares bolsonaristas ao Judiciário, especialmente após decisões do STF envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados.

 

A assessoria do ministro Alexandre de Moraes não comentou as declarações. Viviane Barci também não se pronunciou até o fechamento desta matéria.

Comentários